![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() |
PROJETOS NO IFOOD
Gestão de caixa (PDV) para restaurantes PME
Lançamento de um MVP no iFood
No iFood, desenvolvi e entreguei do zero um produto de ponto de venda (PDV) em apenas três meses, pronto para ser testado e com as funcionalidades que mais entregam valor ao usuário. O foco principal do projeto foi aumentar a retenção de restaurantes, criando uma solução eficiente e funcional. A rápida entrega e implementação desse produto possibilitou sua projeção para lançamento em toda a América Latina, reforçando o compromisso com a inovação e resultados no setor de gestão de restaurantes.
Sobre o produto
O PDV (Ponto de venda) do iFood é uma plataforma integrada que simplifica a gestão de restaurantes, automatizando processos como pedidos, estoque e finanças. Com ele, os proprietários têm controle total sobre as operações do restaurante, melhorando a eficiência e a experiência do cliente, tanto para atendimento local quanto para entregas.

Principais desafios
O principal desafio no iFood era o tempo, pois tínhamos que utilizar o backend da eComanda e desenvolver um MVP do PDV que atendesse as principais necessidades dos restaurantes. Precisávamos conduzir discovery, realizar pesquisas e definir o escopo do MVP em um prazo extremamente curto, garantindo o foco no OKR da empresa, que envolvia o transicionamento de pedidos dentro da plataforma e a retenção de restaurantes. Muitos restaurantes estavam churnando por não perceberem valor no iFood ou por considerarem as taxas de repasse elevadas. Portanto, o produto precisava resolver essas dores rapidamente, proporcionando valor claro e eficiência no processo de pedidos.
Principais funcionalidades desenvolvidas
Gestão de Pedidos Caixa
Gestão de Pedidos Marketplace
Gestão de estoque
Integração de pagamentos
Gestão de clientes
Relatórios e análises
Controle de funcionários
Integração Impressora
Gestão de Nota fiscal
Cardápio Digital
Sistema de Delivery

+60M de pedidos/mês.

Sobre a empresa:
O iFood é a maior foodtech da América Latina, focada em revolucionar a alimentação com praticidade. A empresa processa milhões de pedidos mensais e enfrenta desafios de crescimento junto com seus parceiros (entregadores, restaurantes e clientes), com o apoio da Movile e da Just Eat.
Ano de atuação:
Janeiro/2019 a abril 2020
Modelo de negócio
Marketplace B2B e B2C
Tamanho da empresa
5.001-10.000 funcionários
Local de operação
Osasco -SP
Acessos as redes da empresa:
Estudo de caso
Neste estudo de caso, apresento uma das iniciativas de produto que liderei no iFood, focada em testar o interesse dos restaurantes na solução de PDV (Ponto de Venda). O principal objetivo do projeto foi validar qual público teria maior propensão a adotar e se engajar com o PDV, diferenciando entre clientes da base (que receberam a oferta gratuita) e novos usuários (mar aberto), que visualizaram a oferta paga.
Problemas
O iFood enfrenta dificuldades para aumentar a adoção do PDV entre os clientes da base, que são detratores e não percebem valor suficiente na plataforma para justificar um investimento. Além disso, é incerto se o mar aberto, composto por restaurantes que ainda não estão na base do iFood, está disposto a pagar pela solução do PDV do iFood sem antes ter uma experiência com a plataforma. Isso gera um desafio duplo: reverter a insatisfação dos clientes existentes e validar o interesse de novos clientes em pagar pela solução.
Entrega
Realizar um teste A/B oferecendo o PDV gratuitamente para os clientes da base atravez de uma modal na vitrine de serviços dentro do portal do parceiro. Criar uma landing page voltada para o mar aberto destacando o valor mensal do PDV. Essa abordagem permitirá entender se o público externo está disposto a pagar pelo serviço e se a gratuidade pode mudar a percepção dos clientes da base, validando a melhor estratégia de adoção e engajamento para cada grupo.
Hipotese
Vamos conduzir um teste A/B com dois públicos distintos:
1. Mar aberto: Iremos construir uma landing page (LP) para novos clientes, destacando os benefícios do PDV com o preço mensal claro, buscando validar a disposição desse público em pagar pela solução após conhecê-la.
2. Clientes da base: Para os clientes existentes, ofereceremos o PDV de forma gratuita por um período, testando se, mesmo sendo detratores, eles percebem valor na solução e se engajam com ela quando o custo não é um obstáculo.
O resultado desse experimento nos dirá:
• Se o mar aberto está disposto a pagar pela solução do PDV após o período de teste.
• Se os clientes da base, com acesso gratuito, percebem valor no PDV, aumentando o engajamento e melhorando a retenção.
Resultado
Após o teste A/B, os dados mostraram que o mar aberto apresentou uma taxa de conversão de 12% a partir da landing page, enquanto os clientes da base tiveram um aumento de 25% no engajamento com o PDV gratuito
Uso de ferramentas e freamworsk
-
Hotjar
-
Implementação do hotjar para realizar pesquisas de satisfação NPS
-
Uso de gravação e mapeamentos das interações do usuário no produto.
-
-
Amplitude
-
Implementação do Amplitude para analisar o comportamento do usuário dentro do produto, permitindo uma visão detalhada sobre o engajamento e a jornada do cliente, com foco em otimizar a retenção e a conversão.
-
-
Metabase
-
Configuração do Metabase para criar dashboards dinâmicos e realizar análises de dados self-service, permitindo que times não técnicos possam gerar insights a partir de dados sem a necessidade de consultas SQL complexas.
-
-
Infografico
-
Configuração de infográficos para criar representações visuais dinâmicas e impactantes, facilitando a comunicação de dados e insights
-